Você sabe o que é?


   "O índice glicêmico indica a velocidade com que o açúcar vai parar na circulação assim que comemos algo. Sempre que ingerimos carboidratos, esses nutrientes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificar o índice glicêmico (IG) e, dependendo da escala, indicada em porcentagens.  As pessoas com diabetes devem desenvolver seu índice glicêmico pessoal para ajudar no bom controle do diabetes.


   Funciona assim: depois de uma refeição, o açúcar presente nos alimentos que você comeu é liberado na circulação sanguínea. O pâncreas, então, secreta a insulina, um hormônio que vai levar a glicose (fonte de energia) para dentro das células. No diabete, o pâncreas não trabalha (o órgão diminui ou interrompe a produção de insulina). É preciso, então, lançar mão de medicamentos ou doses sintéticas do hormônio para evitar que o açúcar fique sobrando no sangue.


   Quanto menor o índice glicêmico, menor aumento na glicemia o alimento causa. Um alimento de índice glicêmico baixo será menor que 55. O índice glicêmico considerado elevado estará acima de 70.

   Muitos fatores influenciam a resposta glicêmica dos alimentos, tais como: velocidade de ingestão, forma do alimento, componentes do alimento, conteúdo de gorduras, conteúdo de fibras, conteúdo de proteínas, características do amido, métodos de cozimento e processamento {industrialização}, efeitos fisiológicos, velocidade de esvaziamento gástrico, resposta intestinal e etc.
   Comer três laranjas levam 15 minutos, enquanto seu suco pode ser consumido em 2 minutos. Diferenças no conteúdo de fibra e no tempo de ingestão influenciam a resposta glicêmica. 
  A forma do alimento tem um impacto no tempo de digestão. O pão, por exemplo, é digerido mais rapidamente do que o macarrão.
Cozinhar o alimento em calor úmido ou calor seco influencia no índice glicêmico.

  Alimentos com maior índice glicêmico necessitam de mais insulina para manter a glicemia em níveis saudáveis. O índice glicêmico explica certos níveis de glicemia aumentados com uso dos mesmos alimentos ingeridos em situações diferentes - na casa de amigos, em festas e etc. Por isso é importante que se meça a glicemia em várias ocasiões diferentes para que o indivíduo conheça sua glicemia, frente ao uso dos alimentos nas mais diversas condições."

Confira a Tabela Internacional de Índice Glicêmico no site oficial de diabetes do Brasil:
http://www.diabetes.org.br/indice-glicemico/215-tabela-internacional-de-indice-glicemico-ig-e-carga-glicemica-cg-revisada-2002-



Nenhum comentário: