Você sabe o que é?

  Acho que a maioria das pessoas tem pelo menos uma noção de que um descontrole do diabetes pode causar vários problemas e os principais locais/órgãos afetados são: Coração, olhos, rins e pés. É preciso muita atenção!


   A neuropatia de acordo com o Wikipedia é:
  "Neuropatia diabética é um termo usado na medicina para descrever a lesão dos nervos ocasionada pela glicemia elevada. Quase todas as amputações em pessoas diabéticas tem origem na neuropatia diabética. Aproximadamente metade dos diabéticos apresentam alguma forma de neuropatia. Quanto mais tempo se tem a doença, maior as chances de desenvolver algum grau de neuropatia e os primeiros sinais de lesão nos nervos pode ocorrer em cerca de 10 a 20 anos após o diagnóstico da diabetes.
   Para entendermos melhor, o sistema nervoso se divide em duas partes: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é composto pelo cérebro e a medula espinhal; ele é o centro de controle do sistema nervoso. Já o sistema nervoso periférico envolve os nervos que se ramificam a partir da medula espinhal, estendendo-se por todo o corpo. Os nervos agem como mensageiros, transmitindo informações ao cérebro por meio da medula espinhal. Muitos nervos são isolados por uma camada protetora de proteína e de gordura denominada bainha de mielina.
   A alta taxa de glicemia prejudica as bainhas de mielina, ocasionando atraso ou cessação na comunicação entre os neurônios. O degeneração causado às bainhas de mielina é a causa principal da neuropatia diabética, porém não a única.
  A neuropatia diabética pode estimular problemas em todo o corpo. As partes mais suscetíveis são os dedos e outras partes do pé. A neuropatia diabética acarreta problemas digestivos, cardiovasculares, urinários, sexuais, de visão e vários outros. O que pode ser muito graves e até fatais. É importante saber reconhecer os primeiros sinais e sintomas, e fazer exames regularmente ao primeiro indício de lesão nervosa."
   
   Um vídeo rápido e bem bacana resumindo tudo isso:




   Por isso, qualquer formigamento, dor, sensibilidade anormal, dormência nas mãos/pés, fale com seu médico!

Nenhum comentário: